segunda-feira, 29 de agosto de 2011

Distância modifica paradigmas

“O aluno tem de ser capaz de construir o edifício de seu próprio conhecimento”. Assim o presidente da Associação Brasileira de Educação a Distância (ABED), Fredric Litto, define a mudança de foco que ocorre no ensino, fruto das alterações tecnológicas e de relações das últimas décadas. Segundo ele, estão com os dias contados as relações “prato feito”, nas quais os educadores oferecem uma quantidade limitada de informação que os alunos devem absorver. “Como a popularização da internet, essa lógica não tem como se manter. O aluno hoje busca um novo professor”.

Para o especialista, o aluno da EAD, apesar de beneficiado pelas facilidades temporais e geográficas, precisa ter mais motivação e disciplina do que o da modalidade presencial. “E preciso mais tempo para leitura e participação nas discussões online. A educação a distância também tem menor nível de flexibilidade em relação a prazos. O aluno não pode chorar para o professor”, lembra Litto.

Em condições, no entanto, não têm desanimado os estudantes: os níveis de abandono e evasão da modalidade a distância é bastante similares aos da presencial. O presidente da ABED afirma que o perfil de quem procura a EAD colabora para esse resultado: “São alunos mais maduros, que já trabalham e têm família. Não largam seus cursos, pois dependem deles para o futuro profissional”.

Para garantir que os esforços sejam recompensados pela instituição de ensino, Litto explica que os interessados precisam pesquisar a reputação dos cursos antes de se matricular, fazendo, se possível, experiências gratuitas. “O aluno deve exigir o máximo de sua escola, com especial atenção ao material ofertado, número de tutores e à qualidade dos exames.”

Fontes: Folha de São Paulo / Blog Brasileiro de Educação à Distância

2 comentários:

  1. Esta modalidade à distância, porém informatizada, vem cada dia mais ganhando novos seguidores, porém ainda requer algumas ponderações. Primeiro o analfabetismo digital é um grande limitador desta oferta de ensino, pois é fato que necessita uma pequena habilidade para participar ativamente e eficientemente das aulas, o outro é a compreensão que é um curso normal, a única diferença é não haver necessidade da presença física, porém o compromisso com a aprendizagem é o mesmo e os prazos devem ser cumpridos a risca.

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  2. A metodologia do ensino a distância, realmente é interessante, pois nos permite uma dedicação e uma atenção voltada a aprender e a querer a aprender, essa é a grande diferença, pois muitas pessoas como nós estamos procurando algo novo, e essa metodologia promete crescer cada vez mais, pois possui qualidade para isso.

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