quarta-feira, 14 de setembro de 2011

Momento de reflexão. Curso de Metodologias e Gestão para Educação à Distância.

Educação à Distância

Uma Quebra de Paradigma

Como professora universitária nos cursos presenciais da Faculdade Anhanguera, confesso que ao me deparar com a modalidade EAD, tive certa resistência na aceitação. Uma porque sou de uma geração que ainda tem a necessidade de contato físico, professor em sala de aula, Networking, enfim, um paradigma a ser quebrado.

Logo após minha matrícula no curso de Metodologias e Gestão para Educação à Distância, fui pega de surpresa com tal qualidade, flexibilidade, facilidade de aprendizado, e todas as qualificações positivas que este modelo nos trás, totalmente de acordo com o mercado competitivo e exigente em que vivemos diariamente.

De acordo com a aula do professor Frederic Litto, o ensino à distância surgiu na Inglaterra a 150 anos atrás, onde os recursos tecnológicos ainda eram muitos desfavoráveis, levavam meses para que o aluno recebesse os livros, realizasse todas as leituras e exercícios, e depois devolvesse a Universidade para que seu professor corrigisse, mas isso não impediu a adesão de alunos no modelo, seu crescimento e expansão.

Sabendo de onde surgiu o EAD, e toda a dificuldade de época, nos motiva muito a acreditar no modelo, pois hoje temos uma grande vantagem tecnológica, que facilita muito o aprendizado.

É Preciso ter consciência que o aluno EAD deve ser aplicado, organizado e acima de tudo motivado, pois todo o seu planejamento diário e sua iniciativa em procurar o alto aprendizado dependem exclusivamente dele.

Nós quanto profissionais da Educação, precisamos mudar alguns conceitos, pois se o professor é resistente ao modelo, com certeza o aluno será influenciado negativamente, dificultando a adesão EAD no nosso País, onde em comparação ao mundo, estamos muito atrás da nova era.

Como Coordenadora de Pós-Graduação da Faculdade Anhanguera de Santa Bárbara, pude adquirir uma experiência ao ofertar um curso de modalidade à Distância, mesmo para o público com graduação completa, pois incrivelmente ainda nos deparamos com pessoas sem acesso a internet, tendo dificuldades em manusear o computador, dificultando a efetivação de sua matrícula. Este perfil me preocupa muito, pois a acessibilidade na internet é um quesito básico para qualquer profissão, ou até mesmo para se manter atualizado, informado.

Ainda de acordo com a aula do professor Litto, a língua inglesa também é um fator a ser tratado como prioridade, pois pessoas que não possuem conhecimento da língua inglesa estão muito restritos ao conhecimento, pois muito em breve será possível cursar de forma EAD em Universidades no mundo todo, e sem conhecimento da língua universal sua acessibilidade não será possível. No Brasil apenas 15% da população tem conhecimento da língua inglesa, um fator grave para a evolução de nosso país.

Quando pensamos em Educação à Distância no futuro, o professor João Mattar cita as redes sociais como forma de avanço do modelo, inclusive a criação de Blogs, onde nós alunos deste curso fomos motivados a criar, o Facebook também é muito utilizado, pois é possível criar grupos de estudos utilizando-o de forma pedagógica.

De acordo com um dos Blogs que acompanhei, ( Blog Brasileiro de Educação à Distância ), à uma matéria que fala sobre o uso das ferramentas e técnicas de e-learning como forma de capacitação corporativa, visando a retenção e satisfação de seus colaboradores, conseqüentemente gerando resultados positivos.

Retomando o ponto de vista do professor Litto, o mesmo diz que daqui a alguns poucos anos os profissionais precisarão fazer um curso por ano para conseguirem acompanhar a evolução humana e não ficarem por fora do mercado de trabalho. De fato a tecnologia só tem a agregar este crescimento e tendo o investimento das empresas incentivam ainda mais seus colaboradores.

Após participar de todas as aulas deste curso até então, com certeza meu paradigma foi totalmente quebrado, principalmente depois de ler o artigo “Distância modifica paradigmas”, do Blog Brasileiro de Educação à Distância. No artigo, logo nas primeiras palavras diz o seguinte: “O aluno tem de ser capaz de construir o edifício de seu próprio conhecimento”. Faz todo o sentido, o aluno acima de tudo precisa querer aprender, a forma de aprendizado é apenas um detalhe, ele poderá escolher a forma com que mais lhe faz bem, mas ele precisa querer acima de tudo.

Hoje acredito nos dois modelos de aprendizado, ambos são muito importantes para nosso país, e termos a opção de escolha também.

Em resumo, estou achando a experiência fantástica, e recomendo um curso EAD para todos.

Um forte abraço!

Sites Acompanhados:

http://www.educacaoadistancia.blog.br

http://www.portaleducacao.com.br/blog/index.php/2011/06/livro-sobre-objetos-de-aprendizagem-e-recursos-educacionais-abertos-e-lancado-pela-editora-novatec/comment-page-1/#comment-2527

Nenhum comentário:

Postar um comentário